Banner: Marco Antonio ///// Produção de Layout: Mariana Nunes

ESSA TAL FELICIDADE (By Sérgio Enzo)

>> segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mas o tempo foi passando
E a coisa mudou
Solidão foi se chegando
E se acostumou
E essa tal felicidade
Hei de encontrar
(Tim Maia)



Numa dessas visitas que Euzer fez pra mim aqui no hospital, rolou um daqueles papos-cabeça que me deixa pensativo a noite toda. Euzer é mestre nisso... Caralho!

[Sérgio] Euzer, você promete que vai ser feliz?
[Euzer] Ser feliz, Sérgio? Mas... eu sou feliz.
[Sérgio] É feliz? Então por que essa carinha triste?
[Euzer] Não é cara triste, querido. Estou cansado apenas. Meu olhar está cansado.
[Sérgio] Eu já falei: felicidade não existe. Existem momentos felizes.
[Euzer] Momentos felizes? Quer dizer então que não existe tristeza, existem momentos tristes?
[Sérgio] Se você não vive 100% dos seus momentos felizes, você está triste.
[Euzer] Sérgio, que remédios estão dando pra você?
[Sergio] Euzer, você perdeu seu pai, perdeu seu irmão, não dá uma dentro no amor, chegou um puta carro zero estes dias pra você e você com esta cara? E vem me dizer que está feliz? A felicidade só existe para quem está imune à dor. E isso é impossível.
[Euzer] Quer dizer que feliz é aquele que nunca teve nenhum momento triste na vida?
[Sérgio] Felicidade não existe. É pura ilusão.
[Euzer] Talvez, Sérgio, felicidade seja a maneira como a pessoa se relaciona com os acontecimentos à sua volta. Um copo com água pela metade pode estar meio vazio ou meio cheio, dependendo da pessoa que o olha.
[Sérgio] Exatamente, Se o copo não estiver totalmente cheio, significa que há espaço pra tristeza reinar.
[Euzer] Você adora minhas comparações, então vou te dar uma: A chave da minha felicidade é um interruptor que acende duas lâmpadas. Um dia, uma das lâmpadas queimou. Você acha que eu fiz o que? Dediquei toda minha atenção somente à lâmpada que não acendia e ignorei que a outra estava iluminando o ambiente? Ou simplesmente reparei a lâmpada apagada, mas fiquei tranqüilo porque a outra estava acesa, enquanto eu tinha tempo suficiente para trocar (ou não) a lâmpada queimada?

Naquela noite, nem quis ligar a TV e ficar a madrugada inteira vendo os filmes da TV à cabo. Mas também não dormi. Fiquei com esta pergunta martelando na minha cabeça. De repente, será que somos realmente felizes, mas não percebemos a felicidade, por acharmos que “ser feliz” é uma obrigação, e não uma conquista?
Eu saí de um carro em chamas e só quebrei uma perna e perdi o baço. Tenho motivos para estar feliz por estar nesta cama há um mês?

48 bedelhos!:

Flaveetcho 9 de jun. de 2008, 23:33:00  

Falar de sentimento é uma das coisas mais difíceis...

Eu acredito em felicidade, porque eu me considero uma pessoa feliz e sou meio "Pollyanna": tentando ver o lado bom das coisas sempre. Tenho amigos maravilhosos dos quais eu gosto muito. Até mesmo aqueles que são só virtuais. :) Amo a minha família, porque eu sei que quando eu demoro a aparecer eles estão sempre perguntando por mim e querendo saber como que tô.
Eu sou muito feliz na minha vida.

Claro que tem uns momentos meio depressivos, principalmente, quando eu começo a pensar no futuro, sabe.
Mas aí passa logo. E eu continuo fazendo planos, mesmo que seja pra não cumprir... E sonhando... que eu acho tão fundamentais os sonhos.
:)

Eu gosto e acredito demais na felicidade. É como eu falei, como eu me considero uma pessoa feliz, os momentos de tristeza vêm porque se fazem necessários, mas passam rapidinho. :)

:*

Mauro Jr. 9 de jun. de 2008, 23:45:00  

shoW!!

Anônimo 9 de jun. de 2008, 23:51:00  

Realmente a felicidade é um sentimento que cultivamos a partir da forma como encaramos as situações em nossa volta.
Para que isso aconteça precismos nos habituar a a ver "as coisas" sempre pelo lado bom e nunca pelo lado ruim...

Carolina 10 de jun. de 2008, 00:02:00  

Eu acho que felicidade é realmente o modo como a gente se relaciona com a vida. Como diz minha mãe, se a vida te dá limões, não esfregue-os nos olhos. Faça uma limonada. A gente é que, muitas vezes, não tem vontade nem de esfregá-los nos olhos! Que dirá fazer limonada!

Unknown 10 de jun. de 2008, 00:03:00  

A felicidade está em cada momento que vivemos. Cabe a nós sabermos tirar proveito de cada um. Não se é feliz o tempo todo, mas se há motivos para se estar feliz, por que pensar em coisas que nos causam tristeza? Sou a favor de viver e aproveitar cada momento. A felicidade não é uma conquista, e sim, um estado de espírito.

http://maynabuco.blogspot.com

Mariana 10 de jun. de 2008, 00:08:00  

Sabe que, isso de interruptor me deixou pensando...

eêêêê Euzer...

ótimo texto.. ótimas comparações...

adorei, como sempre!

Vc merece sempre 10!

bjs

Lara Sousa 10 de jun. de 2008, 00:37:00  

Felicidade é aquilo que vivemos enquanto procuramos por ela.

Adorei o papo cabeça.

beeijO

Anderson Marin Lima 10 de jun. de 2008, 07:30:00  

Felicidade.. o eterno e mais cobiçado objetivo dos humanos... Momentos felizes, momentos tristes... O que vem a ser a felicidade? O amor? Eu não sei, somente sinto, mas não tenho palavras para explicar, mesmo sendo um "quase-oficialmente" jornalista...

Daniella Souza 10 de jun. de 2008, 17:19:00  

Eu gostaria muito de poder responder a última pergunta do texto, mas acho q sou meio q suspeita pra falar...
Eu tenho aquela 'sindrome de Pollyana', então acho que daí você já tira a minha resposta, né???rs

Bjo

Anônimo 10 de jun. de 2008, 23:15:00  

Seu blog tá bem bacana, gostei muito dos seus posts

Deleite Crônico 10 de jun. de 2008, 23:38:00  

maaaaaaaaandou bem!

Felipe Bastos 10 de jun. de 2008, 23:56:00  

Começar a acreditar em felicidade,é bom passo para conquista- la .

abraço.

Sammyra Santana 11 de jun. de 2008, 00:20:00  

Nossa, é incrível como as pessoas em geral têm sempre a tendência de cultivar a sementinha da tristeza e da autopiedade!
Gostei das lições que vc deu ao seu amigo!
Tudo depende da maneiro como vc encara os acontecimentos e está nas suas mãos a opção de escolher.
Costumu sempre dizer que nós temos a chance de pintar o nosso dia com a cor que quisermos, pois a caixa de lápis-de-cor é NOSSA!
beijo

Wander Veroni Maia 11 de jun. de 2008, 08:40:00  

Oi, Euzer!

Momentos reflexisvos são sempre mto interessantes para q nós possamos repensar um pouco a nossa vida e como estamos lidando com os nossos sentimentos e virtudes.

O que é felicidade? É estar alegre o tempo todo? Aí vc seria o bobo alegre da turma...hehehe..rs

Concordo com vc, vamos viver intensamente os momentos felizes.

Passa lá pra tomar um Café depois, blza!

Abração e boa semana.

=]
_______________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

sacodefilo 11 de jun. de 2008, 09:55:00  

Pois é, Euzer, felicidade é um conceito de uma relatividade imensa. Acho que tudo está na maneira com encaramos as coisas. As pessoas adoecem na busca de uma felicidade montada pela mídia com garotas correndo na praia, um belo dia de sol e um super carro na garagem de sua mansão. Não nego que se possa ser feliz com isso, seria hipocrisia minha. Mas já pensou que há poucas coisas tão boas quando chegar na casa da avó, nun dia de chuva e tomar um cafezinho com pão durante uma tarde de férias... como isso deixa saudade.

P.S.: Feliz e triste não são conceito binários. Há sempre o estado de expectativa que se encontra entre estes pólos. Mas isso é coisa para aula de semântica. deixa para lá..

Abraços

Unknown 11 de jun. de 2008, 10:43:00  

"Momentos felizes? Quer dizer então que não existe tristeza, existem momentos tristes?" Você é meu héroi! Uma coisa tão simples que nunca tinha pensando antes.

E quanto ao acidente, sim... mesmo estando na cama você tem motivos para tá feliz (pode até ser que você não ache, mas se eu te conhecesse estaria muito feliz por você ter ficado vivo e consciente).

E outra coisa, eu detesto gente que acha que pode nos dizer o que estamos sentindo. :p

Gostei daqui.

flori 11 de jun. de 2008, 14:19:00  

É... tenho questionado mto o que é ser feliz? ou estar feliz... acho que tem fugido de mim há mto tempo!

Amanda Guerra 11 de jun. de 2008, 15:49:00  

Eu tenho uma tia que foi assaltada duas vezes da mesma forma: na porta de casa, enquanto chegava com os dois filhos, crianças. E nas duas vezes todos falavam: vovê tem que agradecer a Deus por não ter acontecido o pior, não terem entrado na sua casa ou levado seus filhos. Mas será que tinha mesmo? Ou será que quem deveria ¨agradecer a Deus¨ é o vizinho, que não foi assaltado, nem teve sua casa invadida muito menos seus filhos sequestrados??

Não sei. Mas felicidade definitivamente não deve ser relacionada ao conformismo... podia ser pior, sim, sempre podia ser pior. O que não quer dizer que tenha sido bom...


Beijos

Fernanda Fernandes Fontes 11 de jun. de 2008, 18:21:00  

Estou pensativa....não sei o que escrever!

Estou me questionando: "ser feliz é uma obrigação, e não uma conquista?"
...

As vezes acho que só consigo ver a felicidade quando ela está em forma de saudd... qdo ela já foi. Isto é estranho... vou pensar...

Rafael Carvalhêdo 11 de jun. de 2008, 23:32:00  

É sempre difícil perceber a felicidade. Ela é algo que apenas vemos quando conseguimos condençar longos períodos de nossa vida em apenas poucos pensamento, quando conseguimos ter a visão do todo, Euzer.

Muitas vezes nos dizemos tristes por viver momentos difíceis, muito difíceis, e que parecem não ter fim, mas a verdade, muitas vezes é diferente. De fato, como perceber nossa felicidade quando passamos por momentos difíceis ou desestimulador? Realmente é difícil!

A primeira vez que percebi que era feliz foi em um momento em que tinha a plena certeza de que era infeliz e um infeliz (isso mesmo que quis dizer). Tive meio que um insight! Em um momento até de conforto e pensando nas minhas questões (que na época eram grandes) me dei conta em um brevíssimop instante que amava a minha vida, como ela era. Gostava do meu percurso feito, apesar das vergonhas; gostava da minha família, apesar das decepções; gostava de como eu era, apesar de ser tão falho; adorava minha vida, apesar de achá-la na época tão medíocre; e o melhor, tinha um sonho incrivelmente maravilhoso (ainda tenho).

E dessa forma, consegui olhar o conjunto de tudo. Vi a minha vida e percebi, que mesmo com as baixas que constantemente nos diz que a nossa vida é uma merda, eu sentia um orgulho de vivê-la. Era como uma conexão entre passado, presente e futuro, e nela podia sentir o saldo positivo em si tratando de sentimento quando percebi esse todo.

Sabe aquela sensação que sentimos quando vemos no cinema uma estória triste mas tão bela que gostariamos de vivê-la?! O cinema tem esse poder de condençar a vida dos personagens, conseguimos através da telona ver a vida dos personagens de cima, ver o todo.

Não sei se me fiz entender, mas é isso. É difícil sabermos se somos felizes levando em consideração a semana difícil ou o problema "x". Como num filme, podemos ver nossas histórias como sendo lindas ou horrendas, independente de possuírem só coisas ruíns ou boas.

Depois desse insight, se a mesma sensação poucas vezes. Confesso que ultimamente sinto orgulho e felicidade quando penso em minha história como um todo, quando penso o que passei e quando penso o que pretendo passar; mesmo que eu tenha problema evidentes e que me atrapalham consideravelmente. Não sou o tipo de cara otimista, mas no fundo tenho uma bela visão de minha própria vida.

Bom, Euzer! Quem sou eu para dizer isso, mas acho que você é um rapaz feliz. Vejo nas palavras!

Rafael Carvalhêdo 11 de jun. de 2008, 23:37:00  

Desculpe os erros ortográficos... escrevi as pressas!

"Depois desse insight, seNTI a mesma sensação poucas vezes."

Maximus (dm) 12 de jun. de 2008, 10:00:00  

Sentimentos é algo complicad de se falar...

Uma pessoa pensa de um geito e outra de outro geito e assim vai indo.

Momentos felizes, momentos tristes, ser feliz e ser tristi pra sempre! Como poderemos saber? vc pensa assim! Outro pensa de outro geito..

A Felicidade n é uma ilusãoooo, podemos ser sempre felizez e ter os momentos tristes, que são os obstaculos e os tropeços. n sei...

Mais acredito que somops felizes, ou pelo menos a felicidade esta mais perto do que pensamos mais n conseguimos inxergar por alguma coisa boba que pensamos, ou ignorancia..

EU so Feliz mais tenho momentos de tristeza, levarei assim..


_________________________________
www.conquistadoresdm.blogspot.com

Tyler Bazz 12 de jun. de 2008, 12:09:00  

Beeem interessante o texto..
E esse conceito de "felicidade" pode ser discutido por textos, livros, sagas, que ninguém explica.

o/

Anônimo 12 de jun. de 2008, 16:14:00  

muito legal sue blog

LETÍCIA CASTRO 12 de jun. de 2008, 16:16:00  

Ah, eu concordo com o Euzer, sim, vc é feliz quando a tua vida vai bem, vc tem os que ama perto de vc e por aí vai. Sábia a alegoria das lâmpadas.
Feliz dia dos namorados para os dois!
Beijo!
Letícia

Flá Romani... 12 de jun. de 2008, 22:17:00  

A felicidade não tem preço, ma ela tem vários pontos de vista.....

amei seu post, votei na enquete

bj

R Lima 12 de jun. de 2008, 22:57:00  

A felicidade é por vezes contraditória e o que é ser feliz para mim pode ser um bocado de infelicidade para outros.

E pior dentro de mim mesmo há razões para uma briga eterna entre o que eu quero, o que tenho e o que eu posso ter.. nisso a felicidade se desenvolve, se perde e se angaria.

Hoje eu sou muito feliz..

Abçs meu caro,




Texto de hoje: hÁ coIsaS quE o teMpO cuIDa bEm...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

DaniCabrera 13 de jun. de 2008, 00:23:00  

Excelente o que você falou pro teu amigo! Concordo plenamente, mas confesso que por vezes me assemelho à ele. Porque tem dias que precisamos abraçar as nossas misérias e chorar sim. Tem dias que fica completamente impossível sorrir ou ao menos olhar em direção à luz. As vezes a trsiteza e a melancolia cai bem.

Por conta de dias assim Deus nos envia amigos salva-vidas.

E normalmente, são esses os caras que tiram pessoas do fundo do posso e mostra a luz no fim do túnel.

Grande beijo pra você!

(Didixy) Conquistadores 13 de jun. de 2008, 00:40:00  

Vim agradecer pelas constantes visitas no me blog. Estou só agradecendo hoje, pois são muitos. Logo voltarei para ler seus posts.
abs

Anônimo 13 de jun. de 2008, 01:09:00  

felicidade felicidade
jah viu o filme a procura da felicidade?eh otimo

abraços

Nina 512 13 de jun. de 2008, 12:07:00  

O.O

ótimo texto

Sammyra Santana 13 de jun. de 2008, 22:44:00  

Bons ventos soprando sobre vc!

Abraços

Everaldo Ygor 14 de jun. de 2008, 11:47:00  

Olá...
E a busca eterna pela felicidade, é destino dos homens...
De uma forma ou outra, em momentos efemeros ela aparece, e as vezes vai embora... O importante é a busca...
Um belo e reflexivo post...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Anônimo 14 de jun. de 2008, 11:59:00  

A felicidade pode atéexistir para as pessoas, mas para mim , deixou de existir a muito tempo...

Anônimo 14 de jun. de 2008, 20:08:00  

Oi Euzer....
Para mim felicidade é escolha. Ou você escolhe ser feliz ou fica lamentando e vendo a vida passar.
Sou feliz, dentro da minha possibilidade do meu mundo e da minha realidade.
Escolhi assim.
grande abraço. Ótimo tema.
Felipe

www.muitoadeclarar.zip.net

Henry Barros 14 de jun. de 2008, 22:15:00  

A felicidade depende de cada um...

Anônimo 14 de jun. de 2008, 22:33:00  

Fique sem palavras, e agora também estou com essa pergunta martelando na minha cabeça
essas questão é bem complicada
muitas vezes perdemos tempo olhamdo para o escuro enquanto bem ao lado há uma luz
os seres humanos se apegam muito rapido a muitas coisas, inclusive a dor

adorei o blog
beijos

Lidianne Andrade 14 de jun. de 2008, 22:33:00  

amei o post
blog pessoal??

(Didixy) Conquistadores 14 de jun. de 2008, 22:35:00  

Mais uma vez eu estou aqui. Andei lendo alguns comentários e vou basear meu comentário nesses.

A felicidade depende sim de cada um, mas a felicidade só existe se for compartilhada.

Como eu entendo mais de filmes e essas coisas, vou citar um exemplo que eu vi no excelente filme "Na Natureza Selvagem", baseado em fatos reais, onde isso é provado, que a felicidade só existe se for compartilhada.

Karla Hack dos Santos 14 de jun. de 2008, 23:06:00  

Cara..
Este foi um de seus melhores posts..
Talvez pq tenha me perguntadao quanto a isto muito ultimamente..
SEmpre que acontece algo de muito bruso em nossas vidas.. logo após o susto inicial.. com aquela calmaria subsequente... nos perguntamos quanto a felicidade.
Eu prefiro não acreditar que ser feliz é uma obrigação.. mas sim uma conquista..
Prefiro acreditar que sou feliz, não por simplesmente exigirem isto de mim, mas pq eu quero ser felis. eu tenho este direito.. mesmo que no meio de tantas situações que abalam nossas forças..
tenho pra mim que a vida é muito para sei insignificante..
Então devemos aproveitá-la ao máximo.. e somente nos permitindo ser felizes é que podemos fazer isto.
Não é?!

;D

bjus

P.S. gostei da analogia que fizeste!

Anônimo 15 de jun. de 2008, 05:37:00  

Cara, eu nunca tive problemas com isso... nunca dei uma de emo e achar que não sou feliz... vejo coisas todos os dias que me fazem ver que sou uma pessoa feliz, mesmo tendo problemas... tem gente com problemas tão mais graves ou irreversíveis e mesmo assim exalam felicidade.

Carla M. 15 de jun. de 2008, 05:52:00  

permissão é conquista.

Carla M. 15 de jun. de 2008, 06:38:00  

ah, então tu gostaste de rever um pouco sobre a década de 1980?! eu não falei de outras memórias menos infantis que tenho, como de correr pra escutar com minhas primas mais velhas os discos que tinhas as palavras censuradas no rádio...

confesso que sempre tive uma invejinha dos que nasceram nos 1970, só por que eram adolescentes pra viver os 1980...

aliás, ficou feliz?! felicidade existe sim rapaz, tu que não tá deixando ela existir em ti!!!

beijos!!!

Jân Bispo 15 de jun. de 2008, 12:21:00  

Primeiro Parabéns, afinal só em nos fazer refeletir já foi de muito valor ter passado por aqui, seu blog é bem interessante...

Sobre esse post, para mim foi simplesmente um encaixe me identifiquei muito com isso, acho que de vez em quando deixamos de viver as felicidades da vida por que nos preocupamos mais com as tristezas ou as coisas que estão no encomodando, e isso exageradamente é ruim, claro que devemos cuidar dos problemas para que ele não acabe se tornando insolucionáveis, mais devemos saber a horar d edar um tempo e curtir a vida, os amigos, a família, a felicidade que na porta bate, uma vez me disseram que a felicidade é nossa constantemente somoe nós quem temos que fazê-la e não esperar que ela apareça do nada, talvez seja verdade, talvez sejamos nós que gostamos de complicar as coisas, mais isso faz de todos nós o que somos seres humanos, imperfeitos na busca constante de uma felicidade e quem sabe de uma perfeição, por que somos todos imperfeoitos e é graças a isso que temos um sentido de viver, parabéns seu post é show, seu blog mais ainda! abraços!

Raphael Primos 15 de jun. de 2008, 12:26:00  

não sou feliz, eu tenho azias!

Danilo Moreira 18 de jun. de 2008, 00:11:00  

Ao ler essa postagem sobre felicidade me lembrei de um certo dia quando encontrei na lousa do curso que eu estudava a seguinte mensagem:

"Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."

Desde então, quando me deparo com esse questionamento, sempre penso nela.

Ao ler essa postagem creio finalmente ter entendido o que voce quis dizer na postagem do SER e TER. Obrigado pelo comentário.

Abçs!!!!

Marco Antonio Araujo 21 de jun. de 2008, 23:47:00  

Acho que sou feliz mesmo quando não estou... porque o otimismo quase sempre me aponta pra um caminho melhor. Quando não, conto com a ajuda dos mais próximos... e tô sorrindo até hoje ;D

Unknown 24 de jul. de 2008, 00:20:00  

Tristeza não tem fim, Felicidade sim.

Isso basta e sintetiza absolutamente tudo!

  © Blogger template Skyblue by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP