CAMPEONATO BRASILEIRO: A HISTÓRIA SE REPETE...
>> terça-feira, 25 de novembro de 2008
O ERRO ESTÁ ALI, ESCRITO EM VERMELHO. FOI PROPOSITAL.Já está ficando um tédio. Neste domingo, o São Paulo Futebol Clube terá a chance de ganhar, pela terceira vez consecutiva, o campeonato brasileiro de futebol. Basta apenas que vença o Fluminense no Morumbi ou que o Grêmio não vença o Ipatinga.
Se for campeão, o São Paulo conseguirá quatro histéricas conquistas. Além de ser campeão, será o único por três edições seguidas (2006, 2007 e 2008), será o clube com maior número de títulos – seis – sacramentando a supremacia sobre o Flamengo (quatro títulos, mas que quer para si o de 1987, quando foi o campeão do torneio organizado pelo clube dos 13. Naquele ano, a CBF reconhece o Sport como campeão) e terá o técnico campeão por também três vezes consecutivas (Rubens Minelli, em 1975 e 1976 pelo Inter/RS e pelo mesmo São Paulo em 1977 é, até agora, o único).
A campanha do tricolor paulista de longe lembra os dois triunfos anteriores, mas nem por isso é menos elogiada. As peças de reposição que substituíram as vencedoras encaixaram-se na engrenagem de forma a azeitar seu funcionamento e garantir uma regularidade impressionante ao longo das até agora 36 rodadas.Com um início pífio, o São Paulo buscou volume de jogo, conhecimento dos adversários e foi conquistando pontos importantes que hoje garantem que possa colocar mãos e pés na taça e impedir que ela deixe o Morumbi.
Só que o São Paulo não é apenas um time de jogadores e técnico. É um modelo de gestão, ainda que tenha alguns problemas.
Além de um moderníssimo Centro de Treinamento (em São Paulo, só o Palmeiras possui algo semelhante), há também toda uma estrutura que sustenta os jogadores em campo: equipe técnica, equipe médica, nutricionistas, psicólogos, profissionais na área contábil, financeira, marketing, estratégia.
No São Paulo tudo é planejado. O calendário é apenas um “norte” a ser seguido, e o planejamento, aliado a uma gestão segura e consciente. As peneiras escolhem garotos que serão treinados e formados no clube – ainda que ao crescerem busquem outros clubes.
Se em 2008 o investimento em jogadores foi menor que nos dois anos anteriores, certamente as contratações foram de fundamental importância, pois os atletas desenvolveram atitudes de grupo.Enfim. Há diversas razões para que o São Paulo seja campeão em 2008. Só nos resta torcermos por saber quem será o vice, ou os 4 times que, junto com o Sport (que derrotou o Corinthians na Copa do Brasil deste ano) vão para a Libertadores e, quem sabe, a Tóquio no ano que vem.
Resumindo: a taça do campeonato brasileiro de 2008 continuará muito bem guardada no Morumbi.
O INTERESSANTE FOI QUE BASTOU UM ACHAR O ERRO E COMENTAR, PARA UM MONTE DE GENTE NA SEQÜÊNCIA TAMBÉM LOCALIZÁ-LO"