Banner: Marco Antonio ///// Produção de Layout: Mariana Nunes

ATITUDES DE (feliz?) NATAL

>> domingo, 6 de dezembro de 2009

Basta dezembro chegar para todo mundo se encher do tal espírito de Natal.
Que maravilha! Vivemos em função daquela noite de 24 de dezembro: pensamos no presente para A, para B, na ceia em família, no almoço do dia seguinte com as sobras da noite anterior, enfim.
E é a hora de fazer o bem. É “feliz natal” para o entregador de jornais, para os funcionários do condomínio, para os terceirizados da nossa empresa, para os lixeiros da rua, para as criancinhas da favela do fim do mundo virando a esquina, para os doentes com câncer, para os deficientes...
Aí eu pergunto: por que só se fazer o bem em dezembro? Será que essas pessoas não precisam de ajuda no resto do ano?
Ah, não adianta tentar convencer-me que são carentes de uma série de coisas e que nesta época do ano suas frustrações, mágoas, rancores, enfim, sentimentos (a)d(i)versos ficam mais aflorados.
Eu acho que necessidades não escolhem dia, mês, ano, época. Há muitas instituições sérias que passam o ano matando um leão por dia para dar um pouco de dignidade a pessoas – e até animais – abandonados à sorte de seus carmas, necessidades.


Impostos vencem todos os dias, todos os meses, não apenas no Natal. Contas de água, energia elétrica, telefone, aluguel também. Fora a comida. Necessitados não se alimentam só em dezembro.
Parabéns a você que fez sua doação, ajudou alguém, alguma instituição de sua confiança.
Mas pense que em janeiro, fevereiro, março, junho, outubro, elas também precisarão de ajuda.
E onde você estará nesta época?
Aproveite o Natal para pensar nisso. E uma semana depois vem o ano novo, onde planejaremos 2010 inteiro. Que tal colocar essa sua ajuda na lista de seus planos?

22 bedelhos!:

Anônimo 6 de dez. de 2009, 17:31:00  

foda né... Quem ajuda, ajuda o ano inteiro, penso assim...

Danilo Moreira 6 de dez. de 2009, 21:44:00  

AAHHH que saudade de tudo isso!!! Felizmente, depois de um ano de facul, quase surtado, estou de volta à blogosfera e aos blogs que tanto gosto!!!! Q bom rever suas palavras Euzer!!!

De fato, já nao basta o capitalismo transformar o Natal em puro comercio, as pessoas parecem se lembrar dos problemas do mundo e de serem boazinhasd só no Natal. Apesar de que hoje em dia, só observando alguns amigos que tenho, tem gente que quer mesmo é sair por ai e só encher a cara, como num feriado qualquer.

Que pena...

Abçs!!!

Agora, convido você a conferir essa história:

Imoralidades

http://blogpontotres.blogspot.com/

Atualizado!!

Moderação LDB 7 de dez. de 2009, 18:11:00  

Pois é, as pessoas acham que o natal é so para presentes e mais nada, pensam que é ser uma boa pessoa só nesse dia e tal, graças ao nosso mundo capitalista :/

Anônimo 7 de dez. de 2009, 23:19:00  

Acho cara de pau uma pessoa passa o ano todo fazendo coisas ruins, no final deseja feliz natal e ano novo para o vizinho que mal fala.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

mulherices 7 de dez. de 2009, 23:29:00  

Ei, ei, ei, amigo!

Onde e quando vc levou "cano" da gente?? Se deixamos de comentar aqui quando deveríamos te-lo feito, SÓ PODE ter sido por alguma distração!

Levamos isso muito a sério e DETESTAMOS calotes, principalmente daqueles blogs idiotas (vc conhece, tenho certeza), que só entram nas comunidades pra tumultuar.

Se aconteceu, nos desculpe.

mulherices 7 de dez. de 2009, 23:37:00  

Sabia que tinha entrado em seu blog recentemente! Há um (rápido) comentário nosso no artigo anterior (sobre lixo nas ruas, enchentes... lembra?)

Talvez o senhor não o tenha visto. Mas está lá.

Acredito que, assim que comprovar, elegante como certamente é, o senhor voltará à comunidade para se retratar. :)

Flaveetcho 8 de dez. de 2009, 00:08:00  

Mais que certo.
Espero que um monte de gente comece a pensar assim tbm. :)

:*

Unknown 12 de dez. de 2009, 19:28:00  

Resumindo o que eu quis dizer com aquilo... As pessoas perdem a capacidade de se persuadirem e começam com a falsidade... depois a falsidade começa a tomar conta de todos.. e um acaba sendo falso com o outro... e assim vivemos!

LuEs 12 de dez. de 2009, 19:58:00  

Eu acho que o Natal já deixou de ser uma data comemorativa simplista. O capitalismo assumiu de tal maneira o controle que os presentes dados servem apenas para mostrar que aquela pessoa tem certo poder aquisitivo; os abraços são breves; os cumprimentos e desejos de felicidade durante apenas um dia.
O Natal aqui em casa quase nem é comemorado - eu particularmente acho uma data meio triste.

O individualismo fez com que as pessoas se saparassem, logo não há muito tempo para confraternizações. Acho que é uma questão de tempo até que as pessoas nem sequer ajudem as outras nas datas festivas.

Algumas festas servem apenas para "limpar os pecados". As pessoas confraternizam e se ajudam porque não fazem nada disso nos outros dias. Precisam, de alguma forma, ficar em páz consigo mesmas.

Guilherme Bayara 12 de dez. de 2009, 20:36:00  

Devemos ser capazes de ser solidarios todos os dias.

Não devemos ajudar por causa de uma época como o Natal e sim por termos consciência de que as pessoas tem necessidades e de que elas também possuem sentimentos.

yara 12 de dez. de 2009, 20:49:00  

suas palavras me fizeram pensar mto e isso e vdd todo mundo ajuda por causa do espirito natalino mais deveria realmente ser feitos em todos os mes

http://www.conscienciacomciencia.com.br 12 de dez. de 2009, 22:21:00  

Hummm, ainda bem q tem o natal, caso contrário a maioria das pessoas não faria nada nem no final de ano... enfim, eu me dedico voluntariamente ao meio ambiente, por mim, por vc e por todos... será que isso conta? claro q conta, pois sou o profissional que cuida da qualidade de vida no planeta, talvez mesmo com meus esforços, nao consiga por muito tempo... apocaliptico??? não!! Consequencia!!
Feliz natal

14 de dez. de 2009, 12:16:00  

Penso como vc, mas ainda prefiro acreditar que a ajuda de dezembro é melhor que nada!!!!
Infelizmente as pessoas só se sensibilizam nessa data. Acho que a única estrategia que poderia dar certo seria comemorar o natal todo mes!!!
rs
Brincadeiras a parte, Feliz Natal!!
Bjs

Marco Antonio Araujo 22 de dez. de 2009, 00:57:00  

Sempre consistente no que diz. Você é um ótimo crítico. E o mais engraçado é que, antes de ler seu post, escrevi mais ou menos sobre isso, só de maneira mais abrangente...

24 de dez. de 2009, 11:30:00  

Passando para desejar um FELIZ, FELIZ, FELIZ Natal!!!!
Hoje e sempre muita paz e amor!!!
Beijoss

Tuliio Mustannen 1 de jan. de 2010, 17:00:00  

Cara, isso é um problema enorme. Concordo plenamente, o mundo se transforma, todos "ficam" bonzinhos em função de 1(um) dia do ano e se esquecem dos outros dias. O mundo é uma hipocrisia total é de se enojar. No natal, aquelas pessoas que nunca falaram na vida com a gente; chegam e nos abraçam como se fossem íntimos, depois daquele dia... nunca mais falam com a gente.
É o "milagre" de Natal..

Feliz 2010!

Augusto Namitala 1 de jan. de 2010, 20:58:00  

Tem campanhas acontecendo o ano inteiro, você pode fazer uma doação a qualquer dia, mas infelizmente as pessoas só preucupam com isso no natal.

palavras ao vento 1 de jan. de 2010, 21:36:00  

o certo seria ajudar o ano inteiro mas se alguem se comeve em ajudar so nessas datas não tem problema...desde que ajudarmos de um jeito ou de outro...

ibere 1 de jan. de 2010, 22:24:00  

Caro colega blogueiro, venho agradecer sua visita no meu blog, e informar que aquela fabula politicamente corrto dos bichos nao existe, eu inventei aquele texto exatamente pra criticar de um modo bem humorado os seguimentos da sociedade, relamente demorei bastante pra termina-lo, teu blog é muito bom, continue com ele e tenha muito suceso em 2010
Ibere

Natália Coelho 1 de jan. de 2010, 22:24:00  

Concordo com tudo que disse. Fiz um post muito parecido com o seu.
Não basta ser solidário apenas em Dezembro, mas considero essa ajuda natalina,algo positivo.
Antes uma vez no mês,do que nunca.

Abraços

Losterh 1 de jan. de 2010, 22:30:00  

Viva Natal. Todo dia.
Bah.

arash gitzcam 23 de jan. de 2010, 09:52:00  

É o sol em sagitário, Enya - Caribbean Blure rolando agorae, recomendo, abraços...

  © Blogger template Skyblue by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP